sábado, 21 de novembro de 2009

A excelência em máquina

Encontrei este vídeo no youtube e fiquei estupefacta com as evoluções que verifiquei do modelo que pensava ser o mais avançado existente no mercado até agora- a conhecida WEE, para este novo modelo lançado pela Xbox. Assim, do que percebi e que mais me surpreendeu, a Xbox 360 inclui os mais avançados sistemas de realidade virtual conjugados com sensores de movimento e reconhecimento de voz altamente desenvolvidos que possibilitam e oferecem ao utilizador o amplo conjunto de funcionalidades dinâmicas, utéis, modernas e bem concebidas.


RV imersiva e não imersiva

A ideia de imersão está relacionada com o sentimento de se estar dentro de um determinado ambiente. Normalmente, um sistema imersivo é obtido com o uso de um capacete de visualização, mas existem também sistemas imersivos baseados em salas com projecções das visões nas paredes, tecto, e chão.

Além do factor visual, uma simulação convincente exige ainda, a coordenação das sensações obtidas através dos outros sentidos, como as sensações auditivas, tácteis e mesmo as olfactivas.

Como já foi referido, do ponto de vista da visualização, a realidade virtual imersiva é baseada no uso de capacete ou de salas de projecção, enquanto que a realidade virtual não imersiva se baseia no uso de monitores.

De qualquer maneira, com o uso de monitores pode-se conseguir algum grau de imersão se forem usados outros recursos para ajudar a criar “ambiente”. Por exemplo usando colunas de som surround. Também a visualização tridimensional através de um monitor é considerada não imersiva.