terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Paint.NET


O Paint.NET é mais uma vez um programa de livre acesso que permite a manipulação de imagens do tipo bitmap, e a edição de fotografias.
Ao analisar este programa a nível da flexibilidade julgo que o acesso às diferentes ferramentas é bastante eficaz tanto para utilizadores novatos como para os mais experientes uma vez que os primeiros têm a possibilidade de ir procurando cada função através da barra de ferramentas, e os últimos dispõem de controlos rápidos que facilitam a sua utilização daí atribuir um 18 neste aspecto.
A nível da usabilidade tenho a dizer que pessoalmente considerei o Paint.NET mais acessível e fácil de usar em relação ao Inkscape, apesar de ter ficado com a ideia de que essa maior facilidade adviesse da existência de menos ferramentas, considerei este programa bem pensado a nível da simplicidade dos acessos. Daí atribuir um 18 à usabilidade deste programa.
Passando para acessibilidade e tal como o que verifiquei no programa anteriormente analisado não encontrei qualquer deficiência em relação aos acessos para pessoas limitadas, e ainda verifiquei que é possível seleccionar o idioma o que facilita em grande escala a eficaz utilização deste programa. Perante estas características atribuo um 18 a nível da acessibilidade.
Por fim, a nível da funcionalidade, penso que o Paint.NET, apesar de menos completo ou vasto em relação às ferramentas de que dispõe comparativamente ao Inkscape, continua a ser eficaz e muito bem elaborado. Assim, funcionalidades como o selo de clonagem, seleccionador de cor, criação de camadas, aplicação de efeitos, inversão de cores, inverter e rodar a imagem, entre outros possibilitam ao utilizador uma boa e acessível forma de manipular as suas imagens. Face a estas características atribuo um 18 a nível da funcionalidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário