terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Inkscape


O Inkscape é um programa de utilização livre que permite editar e manipular imagens ou documentos vectoriais.
A nível da usabilidade penso que seria justo atribuir um 15 porque é notório o esforço feito no sentido de facilitar a utilização deste programa aos utilizadores, simplesmente julgo que a excessiva quantidade de ferramentas disponíveis pode, por vezes, confundir ou até mesmo desencorajar os novatos a utilizar este programa.
Paralelamente, e a nível da funcionalidade, esta extrema riqueza a nível das funções que são disponíveis, fornecem ao utilizador uma capacidade de escolha e selecção de ferramentas que melhora substancialmente o seu projecto, nomeadamente a criação de camadas, de formas linhas ou sólidos; a variedade de efeitos a aplicar; unir, excluir, intersectar ou dividir formas; rodar; expandir; inverter; comprimir; inserir texto, agrupar/desagrupar; transformar; alinhar, preencher com cor, entre outras... Daí atribuir um 19 à funcionalidade deste programa.
De resto penso que o cuidado que se verifica em possuir várias maneiras de aceder a determinada função (através da barra de ferramentas ou de controlos no teclado) é meritória, daí atribuir um 18 a nível da flexibilidade.
Por outro lado, e sabendo que a nível dos acessos podemos verificar que a escolha do idioma é personalizável consoante o utilizador e que não há evidentes entraves a utilização deste programa por qualquer tipo de pessoas, julgo ser justo atribuir um 19 em relação à acessibilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário